OBS.: O site está passando por reformulação. Alguns conteúdos podem ser alterados

Logo

Endereço: R. Belo Horizonte, 130 - Centro - Itabirito, MG

O Conceito do Aredes Apart Hotel:

O AREDES APART HOTEL tem como ponto de partida o sonho de quatro irmãos itabiritenses que se uniram para viabilizar um empreendimento inovador na sua cidade natal, propiciando um novo conceito de hospedagem. Desejavam reunir em um só lugar, além da hospedagem convencional, um local com bom conforto e estrutura adequada para as pessoas ficarem para trabalhar, passear, e até mesmo residir.

A concretização do AREDES APART HOTEL realizou-se em uma parte importante e privilegiada da cidade. É um lugar onde pode-se desfrutar de tranquilidade mesmo estando próxima de supermercados, padarias, bares e restaurantes, Igreja.

Ideal para aqueles que procuram conforto em sua estada na cidade, o Apart Hotel oferece atendimento personalizado da equipe responsável pelos serviços. Possui apartamentos compostos de sala, cozinha americana e suíte. Dispõe de acomodações e espaços apropriados para acolher e deslocar pessoas com necessidades especiais. Oferece um delicioso café da manhã mineiro e estacionamento gratuito para os hóspedes.

Mapa de Minas Gerais

O Conceito do Aredes Apart Hotel:

Pico Itabirito

Para a consolidação do Apart Hotel, a escolha de seu nome tornou-se emblemática. Desejava-se proporcionar aos visitantes o resgate de importante fato histórico que está na origem do que viria a ser a cidade de Itabirito, ciente da importância que ela apresenta no contexto mineiro.

O nome escolhido - AREDES - é um retorno ao passado colonial quando a Cadeia do Espinhaço era habitada por diferentes etnias indígenas. Entre elas, destacava-se a tribo Aredes (segundo estudiosos era também chamada Aredês ou Aredez). Viviam na área que, a partir do final do século XVII, tornou-se centro da mineração de ouro.

Tropeiros transportavam produtos, viajantes se deslocavam tendo como orientação geográfica o Pico do Itabirito, chamado pelos Aredes "Pedra que risca vermelho".

Próximo ao Pico do Itabirito, no século XVIII, foi criado o arraial de Nossa Senhora da Boa Viagem de Itaubyra. Sua localização era privilegiada. Estava na confluência das comarcas de Vila Rica (com sede no arraial de mesmo nome), Rio das Velhas (com sede em Sabará) e Rio das Mortes (com sede em São João Del Rei).

A intensa migração de pessoas provenientes de vários lugares provocou a ampliação das áreas mineradores e a instalação de roças e sedes de fazendas de gado nas vizinhanças dos núcleos populacionais que se formaram. Assim, novos territórios foram demarcados. Um deles, o da Fazenda Aredes, mantinha relações comerciais com Vila Rica, depois chamada Ouro Preto.

Conhecendo um pouco de Itabirito:

Pico Itabirito

A constituição urbana atual apresenta bens arquitetônicos de diferentes épocas históricas, que se consagraram como guardiões da memória simbólica e social.

Templos religiosos foram construídos na implantação do arraial, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (1730), a Matriz da Boa Viagem (1770). Também são desse século, edificações (de adobe e pau a pique) que abrigaram instituições públicas. O predio do atual Quartel da Polícia Militar guarda parte dessa memória.

À medida que no século XIX o povoamento estendia-se para a parte mais plana e baixa da cidade, outras construções coloniais passaram a ampliar e modificar o ambiente urbano. Atualmente, o Centro de Informações Turísticas ocupa o belo prédio da Estação Ferroviária, desativada, construído em 1882.

O século XX, trouxe no seu bojo o desejo de modernização. Desde os anos iniciais, passou a abrigar o centro administrativo, comercial e habitações edificados, muitos deles, como casarões em estilo art déco. Em 1923, a cidade recebeu o nome de Itabirito.

Os referidos centros e casarões, desde os anos da década de 1990, com interrupções, têm sido inventariados e tombados pelo governo municipal. O objetivo é o de destacar o núcleo histórico, a revitalização de ruas, passeios, espaços públicos e ofertá-los como produto turístico.

Itabirito conta com uma usina siderúrgica centenária (considerada o primeiro alto forno de corrida contínua de ferro gusa da América Latina), e observa-se a cada dia a expansão de empresas dos mais variados tipos de prestação de serviços, principalmente aqueles ligados à atividade mineradora (de caldeiraria à fabricação de peças e equipamentos), como também um comércio forte com filiais de redes de lojas nacionalmente conhecidas. E à margem da BR-040 (Rio x Belo Horizonte) está localizada uma grande e moderna fábrica de refrigerantes de fama internacional.

A atividade mineradora está passando por grandes transformações tecnológicas, e apesar de ainda representar uma importante fonte econômica; o Turismo, com as potencialidades existentes, está se despontando como uma promissora e sustentável alternativa econômica para o futuro do município de Itabirito.

Pico Itabirito